Aos 92 anos, morre Lucio Mauro

Morreu na madrugada deste domingo (12) o ator e comediante Lúcio Mauro. A informação foi confirmada pelo seu filho, o também comediante Lúcio Mauro Filho. Ele estava internado há dois meses na clínica São Vicente, na Zona Sul do Rio por problemas respiratórios.

Em 2012, Lúcio foi internado após ter caído num restaurante, passando por uma cirurgia para correção de uma fratura no fêmur. Em abril de 2016, o ator sofreu um derrame, que afetou uma área da garganta, comprometendo a fala e a mastigação.

Lúcio Mauro Barros, nome de batismo do ator, nasceu na cidade de Belém do Pará em 1924. Foi pioneiro na implantação da TV no Brasil e passou por emissoras como TV Rio, Tupi, pela Excelsior e TV Globo.

Lúcio Mauro é conhecido principalmente por suas atuações em quadros de programas humorísticos de televisão, especialmente, nos programas de Chico Anísio, os quais lhe deram seus dois personagens mais emblemáticos: Aldemar Vigário e Da Júlia.

Outro personagem de sucesso veio em Balança Mas Não Cai; Fernandinho era um homem rico e sofisticado, cuja esposa, a ignorante Ofélia (Sônia Mamede), embora por quem fosse completamente apaixonado, causava-lhe grande constrangimento devido às suas gafes perante convidados ilustres. Em 1999, o quadro ganhou nova versão no extinto Zorra Total (atualmente Zorra), com Lúcio e Cláudia Rodrigues interpretando Fernandinho e Ofélia.