Anvisa suspende lotes de fralda Turma da Mônica

Agência reguladora ainda recomenda que os consumidores que compraram os produtos interditados, não façam uso dos mesmos. 

Diversos lotes de fralda descartável Turma da Mônica foram suspensos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, nesta segunda-feira, 18 de junho. O produto está proibido de ser comercializado em todo o país e a Agência recomenda que o consumidor não coloque em uso a fralda que pertencer aos lotes interditados.

Segundo a agência reguladora, a empresa descumpriu as seguintes determinações legais: testes de qualidade, ensaios pré-clínicos e estudo de estabilidade dos produtos. Esses procedimentos incluem diversos testes e precisam ser repetidos toda vez que for alterado o respectivo processo de fabricação

De acordo com Anvisa, as matérias-primas das fraldas precisam ser atóxicas e, para confirmação, é necessário submeter os artigos aos seguintes ensaios pré-clínicos: irritação cutânea primária e sensibilização. Esses ensaios serão efetuados para cada tipo de matéria-prima empregada na confecção desses produtos, e deverão ser repetidos toda vez que for(em) mudada(s) a(s) matéria(s)-prima(s) especificada(s) no processo de fabricação.

Os produtos que estão em estoque devem ser recolhidos pela empresa.  A Anvisa ainda recomenda que os consumidores que compraram os produtos interditados, não façam uso dos mesmos.  É importante que você confira no pacote de fraldas quais são as informações do lote. Veja quais são os lotes a seguir.