Aos poucos a conexão 5G vai se tornando uma realidade para a maioria dos brasileiros. Nesta segunda-feira (5) a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou que a rede foi ampliada e as operadoras de telefonia móvel que atuam em mais de 506 municípios poderão solicitar o licenciamento e a ativação de estações para internet 5G.
A expectativa é que com essa ampliação da rede consiga alcançar mais 19 estados, que agora poderão ter a estrutura para universalizar a oferta do serviço 5G standalone na faixa de 3,5 GHz. Somados às localidades onde a tecnologia já está disponível, a faixa poderá alcançar 197 milhões de pessoas, o que representa 92% da população.
A liberação da faixa já havia sido anunciada em julho. Isso ocorreu após a decisão do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência antecipar o cronograma de atendimento aos municípios.
O governo está buscando antecipar os prazos previstos no leilão, de acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. “O sinal já está disponível em todas as capitais e a nossa missão é levá-lo até as pequenas cidades, para que toda a população brasileira possa usufruir dos benefícios desse serviço”.
Cabe citar que todo o cronograma previsto no edital 5G pode ser antecipado após a conclusão 2 anos antes do previsto da desocupação da faixa de 3.625 MHz a 3.700 MHz, em março deste ano.
De acordo com a Anatel, o prazo entre a liberação da faixa e a instalação do serviço nas localidades ainda depende do planejamento das operadoras, mas a expectativa é que o processo completo ocorra antes de 2029, que é o último prazo para a universalização do serviço 5G nos 5.570 municípios brasileiros.