Títulos das mulheres marcam semana do esporte brasileiro

Na última edição das Olimpíadas e Paralimpíadas, em Tóquio, o Brasil conseguiu a melhor campanha da história, principalmente impulsionado pelos grandes resultados das mulheres, que bateram o recorde de pódios. Passado quase um ano, os resultados delas seguem aparecendo. Na semana que passou, elas foram campeãs em cinco modalidades diferentes em diversas competições: tênis, saltos ornamentais, atletismo, natação paralímpica e rugby.

 

OURO PARA INGRID

Ingrid Oliveira conquistou a medalha de ouro no Grand Prix do Canadá de saltos ornamentais, última competição preparatória para o Campeonato Mundial, que será na semana que vem, em Budapeste, na Hungria. Ela completou a prova com 361,90 pontos, sem ter tirado nenhuma nota abaixo de sete, e, com essa pontuação, ela seria quarta colocada nas Olimpíadas de Tóquio, ano passado. Ingrid ainda foi ouro nas duplas mistas, ao lado de Kawan Pereira.

 

DOIS TÍTULOS

Beatriz Haddad conquistou dois títulos no WTA de Nottingham, na Inglaterra, disputado na grama. Em simples, no maior título da carreira, derrotou, inclusive, a grega Maria Sakkari, quinta colocada do ranking mundial nas quartas de final, e garantiu a 32ª posição no ranking. Na decisão, vitória contra americana Alison Riske por 2 sets a 1 – parciais de 6/4, 1/6 e 6/3. Para coroar o dia brilhante de Bia, poucas horas depois ela também foi campeã do torneio de duplas, ao lado da chinesa Shuai Zhang. As duas bateram Caroline Dolehide (EUA) e Monica Niculescu (ROM) por 2 a 0 – 7/6(2) e 6/3.

 

QUATRO MEDALHAS

O brasileiro Caio Souza conquistou quatro medalhas (Duas pratas e dois bronzes) na etapa da Croácia da Copa do Mundo de ginástica artística, que reuniu alguns (não todos) os principais atletas da atualidade. Ele foi vice-campeão do salto (14,166) e argola (14,733), foi bronze na barra fixa (14,266) e cavalo com alças (13,633), além de ter sido quarto colocado nas barras paralelas. As notas que ele O Brasil ainda levou uma prata na barra fixa, com Lucas Bitencourt.

 

SETE MEDALHAS EM UM DIA

O Brasil conquistou sete medalhas logo no primeiro dia do Campeonato Mundial de natação paralímpica, que está sendo disputado em Portugal. A pernambucana Maria Carolina Santiago conquistou duas: ouro nos 100m borboleta e 100m costas da classe S12. O paulistano Gabriel Bandeira também subiu ao lugar mais alto do pódio na prova dos 200m livre S14. Os nadadores Samuel Oliveira, Joana Neves e Phelipe Rodrigues ficaram com a prata. Patrícia Pereira fechou a conta ao conquistar o bronze nos 50m peito SB3. O campeonato reúne 600 atletas de 59 países e vai até o dia 18 de junho.

 

RECORDE MUNDIAL

O brasileiro Alessandro da Silva, 37, quebrou o recorde mundial no lançamento de disco da classe T11 (para atletas com deficiência visual) ao vencer o Grand Prix de atletismo de Paris, na França. O brasileiro lançou 46,24 m e superou sua própria marca de 46,10 m. Ele ainda foi campeão do arremesso do peso.

DERROTA HISTÓRICA NO VÔLEI MASCULINO

A seleção masculina de vôlei terminou a primeira semana da Liga das Nações com duas vitórias e duas derrotas. O time, desfalcado dos ponteiros Leal e Lucarelli, venceu Eslovênia e Austrália, mas foi derrotado pelos EUA e pela China. A derrota para a China por 3 a 0 fez com que o time perdesse a liderança do ranking mundial pela primeira vez em mais de 15 anos.

SELEÇÃO CAMPEÃ

A seleção feminina de rugby conquistou o título do Campeonato Sul-Americano da modalidade, disputado em Saquarema. Foram cinco jogos, com cinco vitórias até chegar à medalha de ouro, que garantiu a equipe nos Jogos Pan-Americanos do ano que vem, no Chile. O time levou apenas um try, no primeiro jogo, contra Guatemala, depois venceu todas suas partidas de zero, inclusive a decisão contra a Colômbia, 29 a 0.

RECORDE SUL-AMERICANO

Tatiane Raquel conquistou a medalha de ouro no British Miler Club International, realizado na cidade britânica de Watford, nos 3000m com obstáculos. A marca foi de 9m24s38, batendo o recorde sul-americano da prova e garantindo índice para o Campeonato Mundial, que será realizado em julho, nos EUA. Ainda no atletismo, Darlan Romani foi quarto colocado na etapa de Roma, na Itália, na Diamond League no arremesso do peso. Já Eduardo de Deus e Izabela Rodrigues conquistaram o ouro nos 110 m com barreiras e no lançamento do disco, enquanto Fernando Ferreira levou o bronze no salto em altura no meeting da série bronze da World Athletics Continental Tour, na Suíça.

 

COPA SÃO PAULO DE HIPISMO

Stephan Barcha conquistou o título principal do Concurso de Salto Internacional e Nacional de Salto 51ª Copa São Paulo, na Sociedade Hípica Paulista. Montando Chevaux Primavera Montana Império Egípcio, Stephan faturou o título do GP Troféu Roberto Luiz Joppert – Prêmio Credit Suisse, a 1.55/1.60m, válido como seletiva para formação Time Brasil nos Jogos Sul-americanos – Odesur 2022 no Paraguai, Final da Copa do Mundo 2023 nos EUA e 4ª etapa do ranking brasileiro senior top 2022.

 

PRATA IMPORTANTE

A seleção masculina sub 18 de basquete conquistou a medalha de prata na Copa América da categoria, disputada no México. O resultado foi importante pois o time garantiu uma vaga na Copa do Mundo sub 19, que será o ano que vem. Na campanha, a vitória contra o Canadá na semifinal por 78 a 77 foi decisiva, já que a equipe perdia por 18 pontos no intervalo. Na decisão, a derrota foi para os EUA por 102 a 60.

 

BADMINTON COM MEDALHAS

O badminton brasileiro conquistou três medalhas no Aberto de Santo Domingo, na República Dominicana, que valeu pontos para o ranking mundial. Sania Lima e Tamires Santos conquistaram a medalha de ouro nas duplas, enquanto Sania, ao lado de Davi Silva, levou a prata. No individual, Davi Silva, número 1049 do ranking mundial, saiu do qualificatório, venceu dois cabeças de chave, e ficou com o bronze.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO DE JUDÔ

Porto Velho, em Rondônia, sediou o Campeonato Brasileiro de Judô, competição que reuniu alguns dos principais atletas do país. O destaque ficou por conta de Rafaela Silva, que foi campeã de uma categoria que nem é sua. Ela venceu até 63kg, sendo que costuma lutar no peso até 57kg.

 

RESULTADO HISTÓRICO

O brasileiro Danilo Fagundes ficou em 12º lugar na etapa da Turquia da Copa do Mundo de pentatlo moderno, atingindo o melhor resultado da história de um homem brasileiro na competição. Ele, que foi para a semifinal em segundo lugar na sua série, ficou em nono na sua campanha da semifinal, atingindo a decisão. Na decisão, teve um desempenho perfeito no hipismo e depois conseguiu ganhar tempo na parte de tiro-corrida para ser o 12º colocado.

 

SEXTO LUGAR NO TRIATLO

Miguel Hidalgo ficou em sexto lugar na etapa de Leeds, na Inglaterra, da Série Mundial de triatlo, principal circuito de provas da modalidade. O brasileiro fez a prova em 53min53s, 35 segundos atrás do campeão Hayden Wilde. A prova contou pontos para o ranking classificatório de Paris 2024.

 

CINCO MEDALHAS

O Brasil conquistou cinco medalhas no Aberto de Luxemburgo de taekwondo, competição que valeu pontos para o ranking mundial. Ícaro Miguel (até 87kg) e João Victor Diniz (63kg) foram campeões, Maicon Siqueira (acima 87kg) foi prata, e Camila Bezerra (-49 kg) e com Flavio Marques (-54 kg) levaram o bronze.

 

HENRIQUE FORA DOS PRIMEIROS COLOCADOS
O brasileiro Henrique Avancini ficou em 24º lugar na etapa da Áustria da Copa do Mundo de mountain bike, competição que valeu pontos para o ranking mundial. Os suíços Mathias Fluckiger e Nino Schurter ficaram nas primeiras posições.

Fonte: Ge.