Lagomar receberá um Centro de Artes e Esportes Unificados

Macaé está entre os 3.270 municípios contemplados com o Programa de Aceleração do Crescimento do governo Federal, PAC Seleções. O resultado de 16 modalidades do programa foi divulgado, na quinta-feira (7), no Palácio do Planalto. O município receberá um novo Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU da Cultura), que será construído no bairro Lagomar. R$ 2 milhões serão investidos para a construção e aquisição de mobiliário para o CEU Lagomar.

O secretário de Cultura, Leandro Mussi, que participou do evento em Brasília-DF, anunciou a conquista para Macaé. “Quero agradecer ao prefeito Welberth Rezende, à Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro e ao governo Federal, porque Macaé ganha mais uma vez um CEU. Nós inscrevemos a nossa proposta, enviamos toda a documentação necessária e a justificava de necessidade deste projeto no Lagomar. Ele será construído ao lado da escola e oferecerá as atividades culturais e esportivas que dispõe o CEU das Malvinas. Isso será feito em parceria com a Secretaria de Esportes, entre outras. A gestão do processo é do Ministério da Cultura (MinC) e o investimento virá via governo do Estado”.

Em contrapartida, a Prefeitura disponibilizará um terreno que comportará uma edificação modular de cerca de 400 m². A área de 1,066,84 m², na Av. Dr. Sergio Vieira de Mello (W 5), lote 220 e 221, é anexa ao complexo de escolas. O Município se responsabilizará pela gestão, manutenção e funcionamento do CEU da Cultura. O espaço contará com biblioteca, sala multiuso, cozinha comunitária, ateliê, cineteatro, estúdio de gravação, quadra policultural e parque infantil.

A inscrição deste projeto no processo de seleção de propostas se deu através do governo do Estado, atendendo à Portaria 68, de 29 de setembro de 2023, do MinC. O espaço comunitário tem a finalidade de proporcionar vivências em expressão corporal, educação cidadã, arte e educação, trabalho e renda e meio ambiente.