Festa em Itaquera: Corinthians vence Fluminense e vai encarar Fla na final

A Copa do Brasil terá uma final envolvendo os dois clubes com as maiores torcidas do país. O Corinthians contou com a força da arquibancada, venceu o Fluminense por 3 a 0 na Neo Química Arena, na noite de hoje (15), e se classificou à decisão. O triunfo foi construído com gols Renato Augusto, Giuliano e Felipe Melo, que fez contra.

No embate pelo título, a equipe de Vítor Pereira terá o Flamengo — que eliminou o São Paulo — pela frente. O primeiro jogo será no dia 12 de outubro e o segundo em 19 de outubro.

Corinthians e Flamengo, inclusive, vão fazer uma reedição do recente duelo pelas quartas de final da Libertadores. Na ocasião, o Rubro-Negro levou a melhor, com duas vitórias, e, atualmente, é finalista também do torneio continental. No Maracanã, no jogo de ida, Fluminense e Corinthians tinham empatado por 2 a 2, com gols de Ganso e Arias para os donos da casa, e Renato Augusto e Róger Guedes para os visitantes.

O Timão volta a campo no domingo, quando visita o América-MG pelo Campeonato Brasileiro. No mesmo dia e pela mesma competição, o Flu vai ter justamente o clássico com o Fla.

Corinthians volta a disputar final após dois anos

O torcedor do Timão não tinha a sensação de chegar a uma final desde 2020, quando acabou derrotado para o Palmeiras na decisão do Paulistão. A última final em torneio mata-mata de expressão nacional foi em 2018, quando acabou com o vice da Copa do Brasil para o Cruzeiro. O Corinthians não é campeão desde 2019, quando conquistou o estadual após bater o São Paulo.

 

Quem foi bem – Renato Augusto e Ganso

Nas últimas semanas, Vítor Pereira preparou o camisa 8 para estar nas melhores condições físicas justamente para essa partida. Valeu a pena. O maestro do Corinthians foi fundamental para a vitória e classificação, marcando um golaço de fora da área, em lance com sua assinatura. No lado tricolor, Ganso tentou ditar o ritmo do time e achar espaços quando o Flu estava em dificuldades na saída de bola. Ajudou no setor.

Quem foi mal – Du Queiroz e Fábio

A terceira peça do meio-campo do Timão ficou devendo. Mais uma vez, o jovem volante revelado pela base teve dificuldades e acumulou passes e decisões erradas.

O goleiro do Fluminense acabou protagonizando o lance que gerou o gol do Corinthians. Após dificuldades na saída de bola, o camisa 12 tentou um chutão, a bola voltou e, na finalização de Renato Augusto, ele pareceu mal posicionado.

Desempenho do Corinthians

O Corinthians de Vítor Pereira segue imbatível em jogos na Neo Química Arena na Copa do Brasil. Empurrado pela Fiel, o Timão foi escalado sem novidades e contou com os retornos de Fagner, Fábio Santos e Renato Augusto ao time titular. A equipe apresentou bom volume de jogo no campo de ataque, apesar de em certo momento ter dado espaço para o Fluminense trocar passes e rondar a área, exigindo boas defesas de Cássio, que mais uma vez correspondeu

 

Desempenho do Fluminense

Fernando Diniz ainda busca o melhor encaixe no meio após a venda de Nonato, que estava emprestado pelo Internacional. E, no caso do jogo de hoje, André estava suspenso. Assim, o treinador optou por Wellington e Martinelli. O Fluminense, porém, encontrou dificuldades na saída de bola e viu o adversário conseguir implementar uma pressão, impedindo que o time das Laranjeiras conseguisse imprimir o estilo ao qual está acostumado.

No segundo tempo, Diniz colocou Nathan na vaga de Wellington, e o time melhorou, tendo mais a bola e maior presença no ataque. Aos poucos, a equipe demonstrou a face à qual a torcida se acostumou e criou chances.

Cronologia

O início da partida foi intenso, com avanços importantes dos dois times. O Corinthians conseguiu pressionar a saída de bola do Fluminense e tirou o adversário da zona de conforto. O Tricolor, por outro lado, quando encaixou a troca de passes, achou espaço e se aproximou da área adversária.

Neste ritmo, porém, as primeiras chances foram do Timão, uma delas em finalização de Renato Augusto, que parou em bonita defesa de Fábio.

Mudança, mas nem tanto

Aos poucos, o Fluminense foi conseguindo ter mais a bola e empurrar o Corinthians para o campo de defesa. Um dos primeiros indícios da mudança no cenário foi uma finalização de Matheus Martins que obrigou Cássio a fazer grande defesa. Porém, a perspectiva não durou muito.

Placar aberto

Fábio já vinha demonstrando dificuldades na saída de bola. Em uma delas, deu um chutão, a bola voltou, Róger Guedes ajeitou e Renato Augusto avançou. O camisa 8 bateu e mandou no canto esquerdo do goleiro tricolor.

“Quando você joga contra esse time, tem que aproveitar o erro dele. Aproveitamos uma vez, poderíamos ter aproveitado em outras oportunidades. É jogo de xadrez, quem errar menos vai ganhar”, disse o meia, na saída para o intervalo.

Alteração

Fernando Diniz retornou para o segundo com Nathan na vaga de Wellington, e o Tricolor conseguiu ser um pouco mais imponente no campo de ataque. Após troca de passes, Caio Paulista apareceu na área e finalizou cruzado, mas Cássio pegou.

No travessão

O Flu quase chegou ao empate em cobrança de falta de Arias, que bateu bem e a bola explodiu no travessão.

Fábio defende.

Em um momento em que o jogo ficou lá e cá, o Corinthians encaixou um contra-ataque e Yuri Alberto recebeu na entrada da área. Ele ajeitou o bateu forte, mas Fábio pegou.

Vaias para Felipe Melo

O volante Felipe Melo entrou no jogo no segundo tempo, na vaga do zagueiro Manoel. Ex-jogador do Palmeiras foi bastante vaiado a cada vez que tocou na bola.

Gol no fim

Quando a partida estava nos minutos finais, o Corinthians encaixou uma boa troca de passes. Giuliano recebeu na área, dominou e bateu na saída de Fábio para fazer o segundo.

Mais um

Nos acréscimos, Felipe Melo, ao tentar cortar cruzamento, jogou contra o próprio gol e o Corinthians fez o terceiro.

FICHA TÉCNICA

Corinthians 3 x 0 Fluminense 

Competição: Copa do Brasil, semifinal Local: Neo Química Arena, em São Paulo (SP) Dia e horário: 15 de setembro de 2022, quinta-feira, às 20h (de Brasília) Árbitro: Anderson Daronco (FIFA/ RS) Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/ RS) e Guilherme Dias Camilo (FIFA/ MG) VAR: Rodrigo D Alonso Ferreira (SC) Cartão amarelo: Nathan (FLU) Gols: Renato Augusto, do Corinthians, aos 33’/1ºT; Giuliano, do Corinthians, aos 45’/2ºT; Felipe Melo, do Fluminense (contra), aos 47’/2ºT.

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz (Xavier), Fausto Vera e Renato Augusto (Giuliano); Gustavo Mosquito (Adson); Yuri Alberto (Piton) e Róger Guedes (Mateus Vital). Técnico: Vítor Pereira

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier (Michel Araújo), Nino, Manoel (Felipe Melo) e Caio Paulista (Marrony); Wellington (Nathan), Martinelli e Ganso; Matheus Martins (Willian), Cano e Arias. Técnico: Fernando Diniz.

Fonte: UOL