Análise: com volume de jogo e um goleiro seguro, Flamengo dá ao torcedor um fim de semana de paz

Teve volume de jogo, teve presença no campo ofensivo, teve um goleiro decisivo e teve vitória.

 

O Flamengo ainda tem muito a evoluir para se tornar um time seguro – as 15 finalizações do América-MG mostram isso -, mas a vitória por 3 a 0 da noite de sábado no Maracanã indicam os caminhos que Dorival Júnior tanto diz ter convicção para que o fim de 2022 seja feliz.

 

Diante de pouco mais de 42 mil torcedores no Maracanã, o Flamengo foi intenso e buscou o ataque a todo instante. O placar só não foi mais elástico pelas inúmeras chances desperdiçadas que renderam até vaias ao ídolo Gabriel, mas evidenciam um time que encontrou alternativas para criar espaços mesmo com o adversário com linhas baixas, o que faltou contra o Atlético-MG.

 

Com Thiago Maia como primeiro volante dessa vez, Andreas e João Gomes voltaram a repetir a boa atuação da última quarta no Mineirão e tiveram o auxílio de Arrascaeta na parte mais aguda do campo. O Flamengo que se armou para usar a profundidade pelos lados encontrou alternativas por dentro em partida onde Pedro e Gabriel se entenderam bem.

 

Se Rodinei era a única opção de profundidade enquanto Ayrton Lucas segue com uma timidez inexplicável para quem esperava o abusado dos tempos de Fluminense, as ações por dentro foram suficientes para que o Flamengo pressionasse. O gol, por sua vez, saiu dos pés do personagem que ainda não foi citado neste texto: Santos.

 

O goleiro foi destaque da partida não só pelas defesas, mas pela tranquilidade e capacidade com os pés. Não por acaso, foi o mais festejado no primeiro gol. Ele lançou, Pedro fez um pivô perfeito e cruzou para Gabriel escorar: 1 x 0.

 

O entendimento entre os dois centroavantes também merece um parágrafo a parte. Dessa vez, não foi Pedro quem se beneficiou da parceria. Desafogo nas quebradas de Santos, ele levou zagueiros para fora da área e abriu espaços para Gabi marcar um gol e perder outros tantos – além do pênalti.

 

O América-MG, por sua vez, não se privou de jogar e levou perigos em jogadas que tiveram em Santos um empecilho para descontar o placar. Alívio para um torcedor que sofreu com falhas de goleiros nos últimos meses.

 

Com a vitória garantida após o 2 x 0 de Arrascaeta com passe de Ribeiro, o Flamengo ainda viu o gol do alívio de Marinho, em chute de fora da área. Roteiro concluído para uma vitória que espantou fantasmas e deu ao rubro-negro um fim de semana tranquilo como há tempos não tinha.

 

Fonte: Ge