Prefeitura de Rio das Ostras divulga data para prova de Concurso de Agente Comunitário

A prefeitura de Rio das Ostras informou que a prova para os candidatos inscritos para o Processo Seletivo Público de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) será realizada no próximo dia 7 de abril. A informação foi lançada na edição nº 1028 do Jornal Oficial, o edital complementar com as devidas retificações feitas após análise da comissão.

Para garantir a idoneidade do processo, a Universidade Federal Fluminense (UFF) ficará responsável pela elaboração e correção da prova objetiva, que terá a duração de três horas, das 14h às 17h, com abertura dos portões às 13h e fechamento às 13h40min. O gabarito será divulgado pelo site oficial do município, www.riodasostras.rj.gov.br, uma hora após o término das provas.  Já o resultado da prova será divulgado no dia 16 de abril.

Cerca de 4 mil pessoas se inscreveram para as 104 vagas de contrato efetivo. Os candidatos têm que ter ensino médio completo e residir em uma das áreas de abrangência discriminadas no edital. Com salário de R$ 1.014,00, mais benefícios, os novos agentes irão compor as equipes de Estratégia de Saúde da Família – ESF, gerida pela Secretaria Municipal de Saúde.

É importante frisar que 5% das vagas são destinadas aos candidatos com deficiência.  No ato da contratação, o candidato também deverá apresentar documentos comprobatórios de sua deficiência, que serão submetidos à apreciação do Órgão Municipal competente. Caso não seja comprovada a deficiência o candidato será automaticamente eliminado deste Processo Seletivo. Os locais de provas serão divulgados posteriormente no Jornal Oficial.

De acordo com o município, o processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde tem como objetivo expandir a Estratégia de Saúde da Família – ESF, uma das prioridades da nova Gestão Municipal, melhorando o atendimento à população e reforçando a atuação da Saúde Básica.

Dentre as atribuições dos Agentes, estão a realização de visitas domiciliares aos moradores das localidades atendidas, cadastro dos usuários, promoção da busca ativa de casos que necessitam de tratamento, notificação de doenças e orientação às famílias quanto aos cuidados de saúde.

O ACS tem um papel muito importante no acolhimento, uma vez que é membro da equipe de Saúde que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, aproximando poder público e população.