Petrobras assina convênio com projeto voltado à literatura para mais de quatro mil crianças  de escolas públicas na região da Bacia de Campos

A Petrobras assinou convênio com a Associação Raízes para a execução do projeto Navegando na Poesia. A iniciativa visa promover o acesso à leitura e à escrita para mais de quatro mil crianças dos 3º e 4º anos do ensino fundamental da rede pública em comunidades socialmente vulneráveis de 11 municípios na região da Bacia de Campos. Serão, no total, 43 escolas dessas localidades e 150 educadores que atuam nessas instituições.

 

O projeto prevê, ao longo de três anos, criar e alimentar biblioteca virtual, realizar mais de 100 oficinas literárias com professores — além das oficinas com os educandos — e promover eventos literários, tanto nas escolas, quanto abertos à comunidade.

 

A expectativa do Navegando na Poesia é atingir 4.380 participantes diretos dos municípios: Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Campos de Goytacazes, Carapebus, Casemiro de Abreu, Macaé, Quissamã, Rio das Ostras, São Francisco de Itabapoana e São João da Barra.

 

No convênio celebrado anteriormente, de 2019 a 2021, o projeto contemplou quatro mil educandos de 40 escolas e 438 professores da rede pública de ensino de seis municípios, além de fornecer material didático para as secretarias de Educação Municipais parceiras para a elaboração das aulas online durante a pandemia.

 

O encerramento desse ciclo contou com a publicação de um livro com as produções ilustradas de 340 educandos, com versão digital e física. O título “Vamos Brincar de Poesia?” ganhou seis versões, uma para cada cidade. Foram produzidos e impressos 6.500 livros com registro no ISBN (sigla em inglês para Padrão Internacional de Numeração de Livro). Cada criança da escola participante recebeu um exemplar; os escritores, cinco; e a escola, uma coleção de seis exemplares.

 

O Navegando na Poesia integra a linha de atuação Educação do Programa Petrobras Socioambiental. O apoio às atividades educacionais e de contraturno escolar são demandas frequentes apontadas por comunidades da área de abrangência das operações da companhia e visam contribuir para a redução da evasão escolar, melhoria da média escolar dos estudantes e colaborar para o acesso a novos aprendizados por parte das crianças participantes. Por meio dos projetos socioambientais, a Petrobras pode disseminar informações sobre segurança operacional, esclarecer dúvidas sobre seus negócios e estabelecer vínculos com comunidades que vivem próximas às suas instalações.