Desenvolvido pela empresa de saneamento da cidade de Macaé, a BRK, o projeto Aqua Nave, ônibus adaptado em cenografia semelhante a uma nave espacial, é uma iniciativa gratuita que proporciona aos participantes de todas as idades experiências interativas, sensoriais e emocionais.
A viagem começa com a distribuição de óculos de realidade virtual que transportam os participantes para situações que estimulam reflexões sobre o abastecimento das cidades, do consumo consciente e do tratamento de esgoto.
Além disso, também é aberto um bate-papo sobre a importância da preservação da água e de ações sustentáveis para o meio ambiente. Em sintonia com a Aqua Nave, os idealizadores do programa também passaram a realizar ações de cinema ao ar livre para os moradores do município.
De acordo com o diretor da BRK Macaé, Ricardo Santiago, o objetivo do projeto é contribuir com mudanças positivas de atitude em relação a sustentabilidade, bem-estar, negócios e cidadania, “através da arte, educação, cultura, inovação e experimentação”.
Durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de Macaé, as escolas municipais da cidade abriram a agenda das ações do projeto voltadas exclusivamente à participação de estudantes no Estado do Rio de Janeiro. Isso porque, a nave marcou presença na SNTC e foi visitada por estudantes de 16 escolas municipais. Somando apenas os dois primeiros dias de evento, 615 pessoas participaram da experiência.
Antes da pandemia, o projeto Aqua Nave, titulada “Nave BRK”, percorreu 14 cidades de três regiões em sete estados do Brasil. Entre elas Macaé e Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, Caçador, em Santa Catarina, Porto Ferreira, Rio Claro, Santa Gertrudes, Limeira, São Paulo, Mairinque, em São Paulo, Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, Jaboatão dos Guararapes e Recife, em Pernambuco, e São José do Ribamar e Paço do Lumiar, no Maranhão.
Com o fim do isolamento social, o projeto foi reformulado e reiniciou viagem pelo Brasil como Aqua Nave. A partir da retomada em 2023, as cidades de Sumaré e Mirassol, em São Paulo, foram as primeiras do Brasil visitadas. No Rio de Janeiro, antes de voltar para Macaé, a Aqua Nave foi uma das atrações da Bienal do Livro do Rio.