Motoristas do Rio com débito de IPVA terão desconto de até 90% para ficar em dia

Os motoristas do Estado do Rio que estão em débito com o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) vão poder aderir ao programa Recupera IPVA e ganhar desconto de até 90% em juros e multa para ficar em dia. A dívida poderá ser parcelada em 24 meses. Até o dia 31 de dezembro, será possível refinanciar débitos inscritos ou não em Dívida Ativa e gerados até 30 de novembro de 2020. As resoluções estabelecendo as regras de adesão estão publicadas no Diário Oficial desta segunda-feira (dia 6).

 

Para os débitos não inscritos em Dívida Ativa, a adesão ao programa pode ser feita pelo site da Secretaria estadual de Fazenda (www.fazenda.rj.gov.br), no link “Atendimento Digital”. Para garantir a segurança do programa especial de parcelamento, o contribuinte deve acessar a plataforma validando seu acesso por meio do sistema Gov.br, do governo federal, ou via certificado digital.

Após a identificação, serão informados os débitos em aberto e as formas de pagamento disponíveis para que o proprietário escolha e, em seguida, seja encaminhado para a página de emissão do Documento de Arrecadação do Estado do Rio de Janeiro (Darj). Quem aderir ao parcelamento terá que abrir mão de eventuais processos administrativos e judiciais contestando o valor da dívida.

O e-mail do Atendimento Digital RJ (suporteadrj@fazenda.rj.gov.br) está à disposição de quem tiver dúvidas a respeito do Recupera IPVA. O contribuinte deve acessar o sistema a partir do dia 1º de cada mês para imprimir o Darj com o valor atualizado da parcela, que vencerá sempre no dia 5.

— É preciso estar atento porque, caso haja atraso de três parcelas, o contribuinte perderá o direito às condições especiais de parcelamento do programa e será inscrito em Dívida Ativa. O mesmo acontecerá se o primeiro pagamento não for feito em dia — ressaltou o secretário estadual de Fazenda, Leonardo Lobo.

Para os débitos inscritos em Dívida Ativa, o contribuinte deve acessar o site da Procuradoria-Geral do Estado (pge.rj.gov.br/divida-ativa/).

 

1,7 milhão de veículos

O valor total da dívida de IPVA abrangida pelo programa é de cerca de R$ 1,4 bilhão, considerando os débitos inscritos ou não em Dívida Ativa de cerca de 1,7 milhão de veículos. A maior parte dos contribuintes com débitos do tributo está localizada na capital e nas cidades de Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Iguaçu e Niterói.

O contribuinte pode utilizar a busca, pesquisando pelo termo “Ipva” para acessar o serviço “Parcelar débitos de IPVA (Recupera Ipva)”.

 

Uma outra forma para acessar o serviço, é clicar na opção “Parcelar débitos de IPVA (Recupera IPVA)”, na área de “Serviços em destaque”, logo abaixo da busca.

Seleção de débitos

Após sua identificação, serão apresentados, quando existirem, os débitos de IPVA, agrupados por Renavam. Incluindo parcelamentos feitos anteriormente por você que ainda estão em curso.

Você pode detalhar as informações referente ao Renavam ou ao parcelamento, clicando no seu respectivo número, destacado em azul como um link

Clique na caixa de seleção ao lado de cada Renavam ou parcelamento que você queira parcelar ou reparcelar.

 

Você pode selecionar um ou mais números, à sua escolha, e em seguida clicar em próximo para selecionar o número de parcelas.

Fonte: Extra.