Macaé: Banco Macaíba registra 2,5 mil atendimentos em um mês

Com um mês de funcionamento, a agência central do Banco Macaíba, em Macaé, registrou 2.500 atendimentos entre beneficiários e comerciantes da moeda social de Macaé. O espaço, localizado na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro 48, no Centro, oferece apoio para criação e troca de senha, atualização de endereço e documentos, suporte ao aplicativo entre outros serviços. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h.

Moeda social de Macaé desde dezembro do ano passado, com a liberação de R$14 milhões de recursos entre as três parcelas já pagas, ela contempla mais de 50 mil beneficiários, levando alimentos para famílias em vulnerabilidade social e a oportunidade de ter mais dignidade, dando acesso a serviços como: corte de cabelo, manicure, compra de roupas e calçados, por exemplo, nos mais de 1.200 comércios cadastrados.

Os beneficiários recebem 75 macaíbas (criança) e 150 macaíbas (adulto). Cada família recebe um valor total de acordo com a quantidade de integrantes conforme dados do Cadastro Único. Pessoas com deficiência (PCDs), com laudo e cadastro atualizado no CadÚnico, recebem 100 macaíbas. O valor é repassado aos beneficiários na última semana do mês.

Diversos comerciantes relatam aumento nas vendas, fortalecendo os comércios nos bairros e gerando mais emprego no município. A gerente Marilene Rodrigues, da loja Bazar da Casa, localizada no bairro Barra de Macaé, falou sobre a importância da Macaíba no comércio onde trabalha.

O Banco Macaíba é mais uma ação do Programa de Combate à Pobreza e à Desigualdade, aprovado em 2023 e implementado em tempo recorde de quatro meses. O destaque é a economia solidária, por meio de uma moeda eletrônica local para realização de transações digitais de pagamentos e operações de crédito. A expectativa é instalar outras agências na zona norte e região serrana da cidade.

A Macaíba só pode ser utilizada no comércio local de cada setor administrativo. Macaé conta com sete setores administrativos, que são formados por grupos de bairros próximos. No site da Macaíba está disponível a lista atualizada dos comércios que aceitam a moeda social, com seus respectivos endereços.

Em caso de dúvidas, como a verificação de saldo ou troca de senha, o contato do suporte da empresa que administra a Macaíba via WhatsApp é: (85) 3269-9617. Para mais informações, acesse moedasocial.macae.rj.gov.br.

Extra