A Superintendência Regional do Rio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fará, no próximo fim de semana (dias 5 e 6), um mutirão de análise de pedidos do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência. A ação acontecerá na agência de Macaé, no Norte Fluminense.
Nos dois dias de mutirão não serão realizadas perícias médicas. A unidade fica na Rua Francisco Portela 569, no Centro.
Além da ação, a unidade de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, recebe um mutirão de perícias médicas. A agência é localizada na Rua Marechal Deodoro 1.119, no bairro Jardim 25 de Agosto.
Como participar?
Para ter acesso aos mutirões, o cidadão deve realizar o agendamento para uma das datas disponíveis pela central telefônica 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
Segundo o órgão, a iniciativa tem como foco a redução da fila dos benefícios pendentes de avaliação social. Dados do portal da transparência do INSS mostram que o BPC/Loas para pessoas com deficiência tinha a segunda maior fila de em junho, com 437.077 pedidos no estoque. A maior parte dos requerimentos tem tempo médio de espera de até 180 dias (ou seis meses).
A ideia, de acordo com o instituto, é que a ação seja implementada em municípios com o tempo de espera da análise superior a 45 dias. Os mutirões já foram realizados em cidades de outros estados, como Montes Claros (MG), Caruaru (PE) e Juazeiro do Norte (CE).
Fonte: EXTRA