ANP aponta alta da gasolina nos postos após 17 semanas em queda

PORTO ALEGRE,RS,14.10.2016:PETROBRAS-REDUÇÃO-PREÇO - Movimentação em posto de combustível de Porto Alegre (RS), nesta sexta-feira (14). A Petrobras informou hoje que a diretoria executiva da companhia aprovou na véspera a implantação de uma nova política de preços de gasolina e diesel comercializados em suas refinarias. A companhia decidiu reduzir o preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% na refinaria. Esses preços entrarão em vigor a partir da zero hora de sábado (15). (Foto: Rodrigo Souza/Futura Press/Folhapress)

Depois de 17 semanas seguidas de queda, os preços da gasolina voltaram a subir para o consumidor final. Segundo o levantamento da Agência Nacional do Petróleo (ANP), o combustível ficou 0,8% mais caro no período entre 24 e 30 de maio, na comparação com a semana anterior. Já o diesel S10 manteve a trajetória de baixa (-0,2%).

O aumento do preço da gasolina se dá em meio a uma recuperação da cotação do petróleo no mercado internacional, que saiu do patamar de US$ 25 o barril no fim de abril para cerca de US$ 38. Essa valorização mais recente levou a Petrobras a reajustar seus preços, nas refinarias, nas últimas semanas.

Depois da queda abrupta nos últimos meses, o preço a gasolina já acumula uma alta de 44,9% no mês, nas refinarias, enquanto o diesel já subiu 15,5%. Mesmo com a alta em maio, o preço da gasolina acumula, em 2020, uma baixa de 30,8%. No caso do diesel, a redução é de 35,5% no ano.