Praia das Pedrinhas: um paraíso escondido em Macaé

Praia com água calma e cercado pela lagoa é garantia de diversão familiar

Partindo da Lagoa de Imboassica, em Macaé, andando na areia em direção ao Mar do Norte, ficam pra trás os prédios, o barulho, a multidão e se aproxima um lugar que até parece um paraíso perdido. Se você segue pelas trilhas, bem no meio da restinga, vai sentir o perfume da vegetação, se surpreender com o sabiá da praia, com as paisagens reveladas conforme o desenvolvimento do caminhar e se deliciar com as pitangas, o mandacaru (fruto que brota do cacto) e quem sabe até goiabas, ou maracujás do mato. O trajeto é sensorial, mas pode também ser espiritual, uma forma de conexão fina entre a alma e a natureza. Se durante a caminhada tudo ao redor é vegetação, ao final dela há uma grande surpresa, o impacto visual do paraíso. É quando o descortinar de verdes cede lugar para o brilho intenso do mar, o calor da areia e as águas mais calmas, cheias de pedras. Chegamos à Praia das Pedrinhas, um verdadeiro paraiso no meio da cidade.

E como todo paraíso tem seu guardião nas pedrinhas não poderia ser diferente. Há cerca de 5 anos, Max vai todos os dias para as Pedrinhas, onde tem uma barraca de venda de bebidas, ponto de apoio, vendendo água, cerveja e refrigerante aos visitantes. Max é muito respeitado pelas pessoas que frequentam o lugar, ele é quase um personagem da Praia das Pedrinhas.

Max é neto de pescador e o pai dele também pescava. Segundo ele conta, a área da restinga da Praia das Pedrinhas já abrigou uma vila de pescadores, há cerca de 50 anos. Max não fugiu à paixão familiar e também adora pescar. “Aqui nas Pedrinhas, já peguei tainha, robalo e até uma cavala de 20kg. No verão, é a melhor época para pescar porque a água está clarinha”, fala, como pescador de pesca submarina. Ele se orgulha de dizer que a Praia das Pedrinhas é uma das mais limpas da região.

Para chegar até as Pedrinhas há quatro opções: ir caminhando pela faixa de areia ou pela trilhas, de bike pela trilha do morro, saindo da Lagoa de Imboassica em Macaé ou de carro 4 x 4, por Rio das Ostras. Tanto pelas trilhas como pela areia, o tempo aproximado de caminhada é de 25 minutos e o protetor solar é indispensável. Para quem opta por ir pela trilha, o ideal é estar em grupo, já que o local é deserto. Para quem vai passar o dia na praia, uma boa dica é levar lanches e bebidas, pois a praia não tem quiosque e o único ponto de venda de bebida é a barraca do Max.

Com informações da revista Divercidades e do divercidades.com