Enel já retirou mais de 2 toneladas de cabos e equipamentos irregulares de postes em Macaé

A ENEL já retirou cerca de 2,3 toneladas de fios clandestinos de telecomunicações em situação emergencial de postes em Macaé. A remoção dos equipamentos faz parte de uma operação de regularização da fiação nos postes da cidade, que iniciou em 1º de novembro e segue até o dia 27 de dezembro. A iniciativa conta com o apoio da 123ª Delegacia de Polícia e do 32º Batalhão da Polícia Militar, além das empresas prestadores de serviço de internet.

“O município de Macaé apresenta um número considerável de empresas clandestinas de telecomunicações que atuam sem autorização, ocupando postes que já alcançaram o número limite de pontos de fiação disponíveis. Isso sem falar que os equipamentos não recebem manutenção, deixando a infraestrutura como uma condição perigosa para a comunidade”, explica Paulo Eugenio Monteiro, responsável pela área de Serviços Avançados de Rede da Enel Distribuição Rio.

De acordo com as Resoluções conjuntas da Aneel/Anatel 001/1999 e 004/2014, que trata do compartilhamento de postes, as empresas que utilizam a estrutura devem seguir o plano de ocupação e as normas técnicas da distribuidora local e não podem ocupar o poste sem autorização prévia da distribuidora.

“Postes sobrecarregados prejudicam a qualidade do fornecimento de energia e comprometem a segurança dos clientes. O emaranhado de fios pode causar curtos-circuitos e acidentes, por isso realizamos inspeções para identificar empresas que não estejam cumprindo as normas e notificamos para que regularizem seus ativos. Todas as empresas de telecomunicações são informadas sobre as normas técnicas para uso e compartilhamento dos postes, que, inclusive, é um anexo do contrato”, informa Paulo Eugenio Monteiro.

Fonte: Portal Giro