– O Solar é uma das riquezas do nosso patrimônio. Aqui temos a salvaguarda de documentos históricos desde a época da Vila Macaé. No quintal está enterrada uma cápsula do tempo que será aberta na comemoração do primeiro centenário do Museu, em 2104 – explicou Paloma, que percorreu com o grupo a área externa e interna do imóvel.
Depois, a caminhada seguiu até o Centro Cultural do Legislativo, no trajeto a guia apontou outras construções importantes que marcaram época na cidade, como o Teatro Santa Isabel e o Cine Taboada, além do Café Belas Artes, centro das discussões políticas na época.
No Centro Legislativo, Paloma destacou que o imóvel era uma casa residencial construída pelo engenheiro Joaquim Murteira e que pertenceu ao pai do Visconde de Araújo, Francisco Domingues de Araújo. O espaço imponente já serviu, inclusive, de hospedagem para o imperador Dom Pedro I, em sua passagem por Macaé, em 1844. “Este local é o mais antigo preservado de Macaé e abrigou importantes instituições como o Tribunal do Júri, além de servir de sede para a Prefeitura, até 1927, e para a Câmara Municipal, até 2012. Há quatro palmeiras na lateral do prédio que foram doadas pela família imperial como forma de agradecimento pela receptividade ao imperador”, informou.
O passeio pela história de Macaé foi encerrado na Praça Washington Luís. A área integra o projeto de arruamento desenvolvido pelo engenheiro Henrique Luís de Niemeyer Bellegarde, tio avô do arquiteto Oscar Niemeyer. O nome do local passou por algumas mudanças até finalmente receber o do político macaense que ocupou o cargo de presidente da república de 1926 a 1930.
Walking Tour Macaé – Os roteiros do passeio guiado serão modificados a cada quatro semanas. Interessados podem se inscrever pelo e-mail: [email protected]. As vagas são limitadas. O ponto de encontro será divulgado na confirmação da inscrição. Na solicitação por e-mail, é preciso informar o nome completo e a data de nascimento de todos os participantes.