Semana Nacional de Museus começa nessa segunda-feira, 15, com atrações em Macaé e Rio das Ostras

Em sua 21ª edição, a Semana Nacional de Museus (SNM), lançada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram), do governo federal, que acontece de 15 a 21 de maio, chega com novidades em Macaé e Rio das Ostras.

Com o tema “Museus, sustentabilidade e bem-estar”, o evento nacional terá uma programação especial no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, e a reabertura do Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba, em Rio das Ostras.

Em Macaé, a programação no Solar dos Mellos acontece entre os dias 15 e 19, das 10h às 17h, com destaque para a exposição “Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade”, enquanto que, em Rio das Ostras, o museu será reaberto nessa segunda-feira, 15, a partir das 9h30, contando com a exibição de um vídeo com entrevista do técnico em arqueologia Jubber de Decco.
No Solar do Mellos, a abertura do evento acontece nessa segunda, às 10h, com a exposição “Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade”, com peças exibidas sobre essa manifestação popular que acontece espontaneamente na cidade durante o Carnaval.

“É um prazer muito grande receber essa exposição, que é para todos. É para mostrar um pouco da nossa história e raiz para as crianças das escolas e para os turistas especialmente. É buscar em nossa ancestralidade a compreensão de muito que a cultura popular de nossa cidade tem hoje”, diz o secretário de Cultura, Leandro Mussi.

Segundo os curadores da exposição, os bois pintadinhos são uma manifestação que representa a diversidade cultural e a inclusão social durante sua trajetória de Folguedos, utilizando materiais reciclados em sua confecção artística pelas comunidades locais.

Diretora do Solar dos Mellos, a historiadora e pesquisadora sobre a cultura regional e popular, Patrícia Barboza, lembra que a história desses bois em Macaé já tem mais de 100 anos e que sua manifestação durante o Carnaval só acontece em nossa região.

“O boi é um símbolo de força em várias regiões de nosso país. Ele chega em Macaé vindo de Campos de Goytacazes e do Espírito Santo (ES) e em cada lugar vai se modificando. É uma cultura popular, de comunidade e tradição. Vamos destacar o boi Suave Veneno, que passou de avô para pai, para filho e, assim, sucessivamente para os netos, e adquiriu muitas vitórias na avenida. Encontrei no bar do senhor Preto, no bairro Nova Holanda, um carinho pelo boi que nos dá a certeza que essa história não irá morrer em Macaé”, contou Patrícia Barboza.

Além da exposição, na segunda, 15, a programação da Semana Nacional de Museus em Macaé conta com uma visita mediada no Solar dos Mellos, nos dias 16 e 18, com visita para alunos da rede pública municipal, no dia 17, e exibição do curta metragem O Canto do Rio, no dia 19.

Em Rio das Ostras, o Museu de Sítio Arqueológico Sambaqui da Tarioba reabre com visitas guiadas e mediadas, apresentando a história do espaço e da Casa de Cultura, com horários às 9h30, 10h30 e 11h30, às 13h, 14h, 15h, 16h e 17h, de segunda a sexta-feira, e das 13h30 e 17h30, aos sábados.

De acordo com o Ibram, a proposta da Semana Nacional de Museus é promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, aumentar o público visitante, e intensificar a relação dos museus com a sociedade, e a temática dessa 21ª edição visa apoiar 3 dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU), Saúde e Bem-Estar Global, Ação Climática, e Vida na Terra.