Semana Nacional de Museus começa com exposição e programação variada no Solar dos Mellos, em Macaé

Começou nessa segunda-feira, 15, no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, a programação da 21ª edição da Semana Nacional de Museus (SNM), com a exposição “Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade”.

A abertura da exposição e do evento que faz parte do calendário nacional foi marcada pela exibição de peças dessa tradicional manifestação popular do município, como contou o organizador do Boi Suave Veneno, da Nova Holanda, Genil Ramos Ribeiro, mais conhecido como Preto.

“O Boi Suave Veneno não compete mais, pois paramos na pandemia, em 2020, mas a sua história de 11 títulos continua. Há 100 anos meu pai já organizou essa festa. Durante o Carnaval, já chegamos a arrastar cerca de 4 mil pessoas. Agora toda a população está convidada a conhecer nossa história nessa exposição”, afirmou Preto.

Visando promover, divulgar e valorizar os museus brasileiros, além de aumentar o público e intensificar a relação dos museus com a sociedade, a SNM traz nessa 21ª edição uma temática que apoia 3 dos objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

Secretário de Cultura de Macaé, Leandro Mussi explicou que a exposição voltada para a cultura do boi pintadinho tem a proposta de mostrar a história da cidade, oferecendo informações da cultura popular de Macaé.

A prefeitura lembra que a programação é gratuita e permanece até essa sexta-feira, 19, das 10h às 17h, com diversas opções para quem quiser visitar o tradicional e histórico prédio do Solar dos Mellos, no centro da cidade.

Diretora do Solar dos Mellos, Patrícia Barboza, que é historiadora e pesquisadora sobre a cultura regional e popular, reforça a importância do tema da SNM, que é organizada pelo Instituto Brasileiro dos Museus (Ibram).

“A história do boi pintadinho em Macaé já tem mais de 100 anos e sua manifestação acontece durante o Carnaval. Ele chega ao município vindo de Campos de Goytacazes e do Espírito Santo (ES). É uma honra receber os representantes do Boi Suave Veneno, que fez história na nossa cidade atravessando várias gerações”, acrescentou Patrícia Barboza.

Além da exposição Bois Pintadinhos – Cultura, Tradição e Sustentabilidade”, a SNM conta ainda com visitas medidas ao espaço do Solar dos Mellos e do Centro Cultural do Legislativo, além de contação de história, aulão de Capoeira, e a exibição do curta-metragem O Canto do Rio, com roda de conversa.

O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé fica na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro, gerido pela Secretaria de Cultura, com entrada e eventos gratuitos, e funcionamento de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

 

 

Fonte: Clique Diário