Macaé: Solar dos Mellos vai participar da 17ª Primavera dos Museus

Coordenada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a 17ª Primavera dos Museus vai contar com a participação do Solar dos Mellos (o museu da cidade de Macaé), localizado no centro da cidade. O evento começa na próxima segunda-feira (18) e vai até o dia 24 de setembro.

Neste ano, a temporada cultural busca ressaltar a importância dos museus na campanha da inclusão social e da diversidade com o tema “Memórias e democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas”. Para a inauguração, o museu apresenta a exposição “Da Realeza à Escravidão – Uma história sobre a desvalorização da cultura africana”, do artista plástico Robson Fazolin.

— A exposição é inédita, feita especialmente para o tema do museu, para contar um pouco da história e da cultura negra com foco na realeza africana — explica ele.

Segundo a prefeitura de Macaé, o Solar dos Mellos vai oferecer outras programações gratuitas durante toda a semana comemorativa. No segundo dia, haverá uma palestra do doutor em Ciências da Educação Marcelo Abreu sobre o Quilombo de Carukango.

Além dele, a coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro, falará sobre políticas sociais para o público LGBTQIA+.

A diretora do museu, Patricia Barboza, explica que o tema da 17ª Primavera de Museus se diferencia porque reconhece que a democracia se faz por muitas mãos:

— Trazer à tona exposições como essa é a retomada da construção da democracia com a participação de muitos de seus agentes, ainda hoje inviabilizados ou marginalizados. Museus são lugares que ecoam. E não podemos deixar nenhuma voz silenciada.

Sollar dos Mellos participa da 17ª Primavera dos Museus — Foto: Ana Chaffin

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

Segunda-feira (18), às10h – Abertura da exposição “Da Realeza à Escravidão – Uma história sobre a desvalorização da cultura africana”, do artista plástico Robson Fazolin
Terça-feira (19), às 9h às 11h – Visita mediada
Terça-feira (19), das 14h30 às 20h – Aulão de capoeira, com Mestre Kiko, e palestra Quilombo de Carukango, ministrada por Marcelo Abreu
Quarta-feira (20), das 13h30 às 15h30 – “Lugares de Memória”, uma visita mediada aos prédios históricos do Município
Quarta-feira (20), às 14h – 
Contação de história
Quinta-feira (21), das 9h às 11h – Visita mediada
Quinta-feira (21), das 14h30 às 16h30 –
 Aulão de capoeira
Quinta-feira (21), das 18h às 20h – Palestra “Políticas sociais para o público LGBTQIA+”, ministrada pela coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero de Macaé, Tayse Marinho Pinheiro
Sexta-feira (22), das 14h às 16h – Contação de história

Fonte: EXTRA