O Teatro Firjan SESI de Macaé recebe, nessa quinta-feira, 26, o espetáculo teatral Diadorim, inspirado em personagem de mesmo nome do romance “Grande Serão: Veredas”, clássico da literatura brasileira de Guimarães Rosa.
Com todos os ingressos esgotados, o espetáculo, que tem texto da escritora e dramaturga Marcia Zanelatto, e direção pelas mãos de Guilherme Leme Garcia, discute questões contemporâneas relacionadas à obra literária.
“Aos pés da obra genial e visionária do homem que tinha a Rosa em seu nome, queremos ouvir Diadorim, em sua própria voz, à luz Século XXI. É este o propósito sugerido na construção de ‘Diadorim’, uma livre inspiração na obra Roseana”, explica a produção do espetáculo.
Com a atriz Vera Zimmermann no elenco, a peça tem assistência de direção de Sofia Papo, ambientes de luz de Mirela Brandi, instalação cênica de Bia Junqueira, figurino de João Pimenta, e música e desenho de som por Dino Vicente.
Sendo a 6ª parceria artística de Marcia Zanelatto e Guilherme Leme Garcia, o espetáculo se propõem a refletir sobre essa emblemática e complexa personagem de “Grande Sertão: Veredas”, publicado em 1956, e que antecipa questões contemporâneas.
“Vista como um jagunço diferente dos outros não só por sua beleza, mas também por certos comportamentos que surpreendiam Riobaldo (personagem-narrador da obra de Rosa), Diadorim pode apontar na direção do usufruto poderoso e livre dessas extremidades, masculino e feminino, bem como de todo o percurso entre elas”, completa a produção.
Com duração de 45 minutos e classificação 12 anos, a peça é fruto de um projeto desenvolvido em processo colaborativo pelo Coletivo Criativo, contando ainda com Roger Veloso na videografia e projeções, Renata Melo na consultoria de movimento, Taís Somaio na direção de produção, e Sofia Papo na produção executiva.