Vídeo: Capivaras somem na correnteza após serem arrastadas de lagoa para o mar em Macaé

Duas capivaras sumiram na correnteza após serem levadas da lagoa para o mar depois que a barra da Lagoa de Jurubatiba se rompeu por conta da forte chuva neste domingo (19) em Macaé. O chefe do Parque de Jurubatiba, Marcelo Pessanha, chegou a entrar na água para tentar resgatar os animais, mas devido à força da correnteza, precisou sair da água. O agente conseguiu resgatar cobras que foram parar na praia.Nesta segunda-feira (20), uma capivara, um filhote de jacaré e diversos peixes foram encontrados mortos na área da restinga. Ainda nesta segunda, moradores também ajudaram algumas cobras e aves que estavam pela praia a voltarem para a restinga.

Ainda não há confirmação se a capivara encontrada morta é uma das que desapareceram no mar. “Embora sejam ótimas nadadoras, o mar não estava nos planos delas”, disse Marcelo no vídeo.Marcelo registrou o momento em vídeo e contou que avistou as capivaras quando foi monitorar a área norte do canal formado após o rompimento da barra.

“Na chegada, encontrei na praia algumas cobras, que consegui transferir para a área de restinga, e as duas capivaras na arrebentação. Estavam na linha de arrebentação da praia a uns 800 metros do canal formado”, disse Marcelo.Ele disse que estava sozinho na hora porque tinha ido apenas para monitorar o local e também por ser domingo, dia em que boa parte da equipe estava de folga.”

Fiquei um bom tempo para ver se elas apareciam, mas não consegui. Não conseguimos encontrar os corpos, o mar ainda está muito agitado. Creio que em alguns dias começarão a aparecer na praia diversos animais e partes de vegetação que foram lançados ao mar”, afirmou Marcelo.Marcelo lamentou não ter conseguido resgatar os animais. “Acabei o trabalho muito triste , fiz o que podia, mas não foi suficiente”.

 

Fonte: G1

Foto: Marcelo Pessanha/Arquivo pessoal