A exploração do trabalho infantil é motivo de preocupação em Rio das Ostras. Exatamente por isso, a equipe do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS), da Secretaria de Assistência Social, estará realizando nesta quarta-feira (12) uma ação de conscientização nas ruas do Centro, das 15h às 17h. A mobilização acontece durante o Dia Mundial contra o trabalho infantil.
A atividade contará com a distribuição de panfletos informativos e abordagem direta aos cidadãos, visando sensibilizar a população sobre os impactos negativos do trabalho infantil e a importância de sua erradicação.
No Brasil, o dia 12 de junho também é reconhecido como o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, conforme a Lei Nº 11.542/2007. As campanhas e mobilizações anuais são coordenadas pelo Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI), em colaboração com os Fóruns Estaduais de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador e suas respectivas entidades membros.
O evento faz parte de uma série de ações planejadas para aumentar a conscientização sobre o trabalho infantil, destacando a necessidade de proteger os direitos das crianças e adolescentes. As mobilizações visam não apenas informar a comunidade, mas também promover uma reflexão sobre a importância de garantir um futuro seguro e saudável para crianças e adolescentes, livre de exploração.