Prefeito de Rio das Ostras adia realização da prova para Agente Comunitário de Saúde

A Prefeitura de Rio das Ostras informou na manhã desta sexta-feira (30), que, após ter recebido da comissão organizadora notícias de supostos indícios de irregularidades por parte de alguns candidatos, no tocante aos documentos que comprovariam os requisitos de inscrição, decidiu adiar o processo seletivo público para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.

Devido ao grande número de inscritos, cerca de quatro mil, a Administração Municipal encontraria dificuldades no exame das declarações dos candidatos. Assim, para garantir a transparência de todo processo seletivo, decidiu pelo referido adiamento. Para averiguar as possíveis irregularidades, equipes de servidores estão indo apurar as denúncias nos endereços que constam nas fichas dos inscritos.

A agilidade na realização do processo seletivo se deu em razão do prazo que se tem junto ao Governo Federal para liberação de verba específica que garante o custo dos salários desses agentes e outros benefícios para a Saúde. Como este prazo se encerra em 18 de dezembro, o município tentará prorrogar essa data a fim de garantir os referidos recursos.

ATUAÇÃO

O processo seletivo para Agentes Comunitários de Saúde tem como objetivo expandir a Estratégia de Saúde da Família – ESF, uma das prioridades da nova Gestão Municipal, melhorando o atendimento à população e reforçando a atual da Saúde Básica.

Dentre as atribuições dos Agentes, estão a realização de visitas domiciliares aos moradores das localidades atendidas, cadastro dos usuários, promoção da busca ativa de casos que necessitam de tratamento, notificação de doenças e orientação às famílias quanto aos cuidados de saúde.

O ACS tem um papel muito importante no acolhimento, uma vez que é membro da equipe de Saúde que faz parte da comunidade, o que permite a criação de vínculos mais facilmente, aproximando poder público e população.