Postos de Cabo Frio e Arraial do Cabo são notificados pelo Procon

A ação foi realizada após denúncias de que os descontos autorizados pela Petrobrás não estão sendo repassados ao consumidores

Os postos de combustíveis de Tamoios, em Cabo Frio, foram recomendados pelo Procon a repassarem para seus consumidores finais os descontos, que estão sendo praticados pela Petrobras nas refinarias. Uma equipe do órgão esteve nesta terça-feira(04,)entregando a recomendação nos cinco postos do Distrito.

De acordo com a Agência Nacional do Petróleo, o preço médio da gasolina praticado pela petroleira nas refinarias acumulou uma queda de 19,4% só em novembro. Porém, essa redução chegou de forma muito menor aos consumidores finais.

“Por exemplo o valor médio da gasolina em setembro estava 5,37 e hoje está 5,28. É preciso cair mais esses valores”, frisou a coordenadora municipal do órgão de Defesa do Consumidor de Cabo Frio, Mônica Boniolli.

A coordenadora explicou ainda que o órgão não pode interferir nos preços praticados pelos estabelecimentos. Tendo em vista o Principio do Livre Mercado, não cabe ao PROCON ou a qualquer outra instituição impor o valor aos prestadores de serviços e fornecedores de produtos. Mas, o órgão pode, assim como fez recomendar essa adequação.
Vale lembrar que o pronto principal da ação do Procon, desde setembro tem sido a apuração da possibilidade de formação de cartel. “Ainda que exista o livre mercado, a formação de cartel sim é proibida, é crime, e é o que estamos apurando desde setembro”, explicou Mônica.

Segundo a Agencia Nacional do Petróleo, em Cabo Frio a gasolina e o etanol tem o valor médio mais alto e o diesel o segundo valor mais alto, do estado do Rio de Janeiro. Segundo relatório divulgado nesta segunda-feira, 03, pela Agência Nacional do Petróleo (ANP), o valor médio do cobrado pelo litro da gasolina no postos do país está em 4,505 reais, enquanto em Cabo Frio, os valores praticados são todos acima de R$5,00.

O PROCON de Cabo Frio convoca aos consumidores a não se curvarem e abastecerem seus veículos nos municípios vizinhos até que os postos de Cabo Frio coloquem um preço justo.

Vale lembrar que no dia 28/11,  agentes do Procon Arraial do Cabo fiscalizaram postos de combustíveis no Município. A ação foi realizada após denúncias de que os descontos autorizados pela Petrobrás, de 27%, não estariam sendo repassados ao consumidor.

Segundo o secretário do órgão, Márcio Lisboa, foram encontradas dois postos com venda de produtos acima do valor. A prática é considerada abusiva por ferir as normas da agência reguladora, a ANP. Os postos de combustíveis receberam auto de constatação e tem o prazo de 24 horas para regularizarem os preços, de acordo com percentual estipulado pelo Procon.  Caso não cumpram a determinação, podem ser multados por pratica abusiva de preços.

Fontes: otamoiense e radiocabofrio