Para participar dos programas Nova Vida e Guarda Mirim o cidadão deve estar cadastrado no NIS. Saiba como fazer aqui:

Projeto Nova Vida. Data: 23/07/2018. Foto: Bruno Campos/Prefeitura de Macaé.

A prefeitura de Macaé emitiu uma nota em resposta ao caso enviada por uma seguidora na manhã desta segunda-feira (13), a respeito de uma longa fila para a inscrição da Guarda Mirim e projeto Nova Vida. Segundo o governo, a fila retratada pela seguidora é para fazer o cadastro do NIS, através do sistema do Governo Federal, onde são identificados os cidadãos que desejam ter acesso a programas sociais, como Bolsa Família, por exemplo.

Para se inscrever na Guarda Mirim ou Projeto Nova vida, é necessário ser cadastrado no NIS. Em Macaé, é possível fazer o NIS no setor do Cadastro Único, na sede do Bolsa Família do município, que fica na Travessa Ari de Schueler Pimentel, 25, no Centro. E para fazer o registro, basta se dirigir ao local, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O atendimento é feito por meio de senhas, são distribuídas 200 por dia.

Para o cadastro do NIS, os documentos solicitados são identidade, CPF, certidão de nascimento (casamento, se houver) e comprovante de residência. Vale lembrar que o responsável familiar pode fazer o cadastro no NIS dos demais integrantes da casa.

Inscrições Nova Vida e Guarda Mirim

Com o NIS em mãos, já é possível se inscrever nos projetos sociais. No caso dos Programas Nova Vida e Guarda Mirim, basta entrar no site da prefeitura, clicar no ícone do Nova Vida, preencher os dados pedidos. Em seguida, deve-se imprimir o formulário com as respostas e se dirigir a um dos CRAS do município, portando documentos pessoais e identidade, CPF, declaração escolar e o NIS do responsável e do adolescente.

Já se a inscrição for para a Guarda Mirim, após seguir os passos, a documentação deve ser levada para a sede da Guarda, na Avenida Gastão Henrique Schueler, s/n°, Botafogo. Após validar a inscrição, o responsável receberá protocolo para a realização da prova, que será no dia 2 de setembro, na Cidade Universitária.

Mais informações pelos telefones 2796-1629 (Programa Nova Vida) / 2796-1328 (Guarda Mirim – Secretaria de Ordem Pública) / 2796-1690, 2796-1469 ou 27969-1629 (Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade).

Endereços dos Cras

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: Bruno Campos/ Secom