A operação Lei Seca foi realizada no último final de semana em todo o Estado do Rio de Janeiro. De acordo com o balanço divulgado, Macaé registrou 155 abordagens entre sexta-feira (30) e domingo (1º). Os números apontam que entre os motoristas parados na operação, 36,1% deles foram flagrados dirigindo sob influência do álcool.
O índice registrado em Macaé foi considerado alto para os padrões da operação. Outros municípios do Rio também aparecem de forma negativa nesse ranking, como Magé, Resende, Barra Mansa e o bairro de Irajá. No total, o estado do Rio teve 500 motoristas autuados na operação Lei Seca.
O motorista que é pego na Lei Seca comete uma infração grave. A multa prevista para quem é flagrado dirigindo sob o efeito de álcool pode chegar a R$ 3.500,00. Fora isso o motorista ainda corre o risco de ter a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa por 12 meses e a possibilidade de retenção do veículo.
A operação Lei Seca vai além de simplesmente multar os motoristas. Um dos objetivos é conscientizar sobre os riscos de misturar álcool e direção, além de incentivar e promover a segurança nas rodovias. As autoridades competentes inclusive fazem questão de lembrar que dirigir sob o efeito de álcool é uma prática apontada como uma das principais causadoras de acidentes graves e fatais.