Mobilidade Urbana de Macaé lança campanha de educação no trânsito

A Secretaria de Mobilidade Urbana de Macaé lançou nesta uma campanha de Educação para o Trânsito. Um dos objetivos é conscientizar os motoristas por meio de ações que busquem mais segurança e empatia dos condutores. Como forma de sensibilizar e alertar os motoristas, a secretaria apostou em outdoors que mostram carros acidentados e contam histórias reais. Eles foram distribuídos em três pontos da cidade.

Os outdoors estão expostos em três pontos. Um deles está próximo à cabine da PM no bairro Cavaleiros, o outro está no Trevo das Bandeiras, no bairro Botafogo e o último se encontr na descida da Ponte Ivan Mudim, na Barra de Macaé, sentido Lagomar. A principal preocupação são com as festas de fim de ano, período em que naturalmente muitas pessoas vão visitar suas famílias, aumentando assim o fluxo de veículos na cidade.

“Vivemos tempos difíceis que têm abalado o estado emocional das pessoas. E o trânsito influencia diretamente na vida delas. Tornar o trânsito mais seguro, mais gentil e empático é a nossa missão. O governo nos dá o exemplo. Não mediremos esforços para atingir o nosso objetivo, que é a nossa cidade como modelo de educação para o trânsito”, disse o Coordenador de Educação para o Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Aracati.

A campanha acredita que o fato de expor acidentes com vítimas fatais e sequelas graves ajude na conscientização dos motoristas. Boa parte dos acidentes são causados por descumprimento das leis de trânsito, então investir na educação de motoristas pode ser o caminho para diminuir casos graves no município e cidades vizinhas. Dentre as causas mais comuns de descumprimento das leis estão o não uso do cinto de segurança, não uso do capacete para motociclistas, dirigir embriagado, direção na contramão, dirigir em alta velocidade e usar celular ao volante.

Foto: João Barreto Fonte: Clique Diário