Macaé tem ação nessa segunda-feira, 7, em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha

Agentes da Guarda Municipal que atuam na Patrulha Maria da Penha. Macaé/RJ. Data: 12/06/2017. Foto: Rui Porto FIlho

Em comemoração aos 17 anos da Lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, a Prefeitura de Macaé anunciou um calendário cheio de atividades para esse mês da campanha nacional do Agosto Lilás, que tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do combate à violência contra as mulheres.

Nessa próxima segunda-feira, 7, o município prepara uma blitz na região central da cidade, em parceria com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito, da Secretaria de Mobilidade Urbana, e com a Patrulha Maria da Penha.
Na programação, estão previstas rodas de conversa e palestras em escolas, universidades e empresas privadas, além do 2º encontro de servidoras, visando expandir as informações sobre os direitos das mulheres, os tipos de violência e as formas de buscar ajuda.

Para esse mês, a prefeitura providenciará ainda uma iluminação especial para as fachadas dos prédios do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Pérola Bichara Benjamin, localizado na Rua São João, 33, no Centro, e da sede da Secretaria de Políticas para as Mulheres, que fica na Rua Dr. Luiz Bellegard, 139, na Imbetiba.

De acordo com a secretária de Políticas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, as ações de mobilização e diálogo com a sociedade são formas de sensibilizar a população para a importância de discutir a violência contra as mulheres.

“Agosto é o mês de conscientização para o enfrentamento à violência contra a mulher, e precisamos cada vez mais fortalecer essa luta, que envolve a sociedade como um todo. Queremos chamar a atenção das pessoas para o fato de que a violência não é somente física e que todos podem denunciar. Por isso é fundamental promover esse diálogo aberto com a população, incentivando o respeito e a equidade entre os gêneros”, avaliou Sheila Juvêncio.

Além das ações promovidas nesse mês, a prefeitura ressalta a criação do Auxílio Mulheres Livres, sancionado no último mês de junho e que garante o pagamento de até 6 parcelas de 650 reais para mulheres vítimas de violência doméstica ou familiar.
Para atendimento das mulheres vítimas de violência, o município conta com os serviços telefônicos do Fala Mulher (22) 99817-0976 e da Patrulha Maria da Penha: (22) 99826-6263, do CEAM (22) 2796-1045, e da Secretaria de Políticas para as Mulheres (22) 2791-6620.