A Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou nesta semana um balanço com as contratações de julho. E mesmo diante de um cenário com desempenho abaixo do já registrado em levantamentos anteriores, Macaé manteve papel de destaque sendo a segunda cidade que mais abriu novos postos de trabalho no Estado do Rio.
Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Eles mostram que em julho deste ano, Macaé foi responsável pela criação de 934 novos postos de trabalho. O setor que mais abriu vagas foi o de Serviços, responsável por 378 novas contratações. Na sequência vieram Construção, com 237 e Indústria com 179 novos empregados.
“Os números mostram a resiliência do interior do Rio, e a importância de se olhar para as cidades de menor porte para manter a economia ativa no estado”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.
Comparado a outros municípios do estado, o desempenho de Macaé ganha ainda mais destaque. Segunda maior cidade do interior, Campos abriu apenas 26 novas vagas, ficando atrás de Carapebus, com 45. Ainda sobre Campos, o município chegou a registrar a marca negativa de menos 77 contratações no setor de Serviços.
Agora falando sobre o Estado do Rio de Janeiro, ele ultrapassou a marca de 100 mil empregos abertos no ano, somando 101.340. O saldo segue positivo no recorte dos sete meses de 2024 e acima da média registrada no mesmo período do ano passado, quando a essa altura os números eram de 86.261 postos criados. No recorte de janeiro a julho, o setor Serviços se destaca com 69.312 novos empregos, seguido pelo setor industrial (+31.306) e pela Agropecuária (+1.234). O Comércio (-512), em contrapartida, segue no campo negativo.