Governo coordena força-tarefa de enfrentamento aos impactos das chuvas

A força-tarefa instituída pelo governo municipal desde sábado (26) atua em diversas frentes de trabalho para atender os chamados da população e assegurar o controle dos impactos causados pela tempestade que ainda atinge a cidade nesta quarta-feira (30) e já provocou um acumulado de 229 milímetros de chuvas nos últimos quatro dias.
Para mitigar riscos e conter danos, o prefeito Welberth Rezende coordena o grupo de trabalho que envolve as secretarias municipais de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos, Defesa Civil e Mobilidade Urbana. As equipes do Desenvolvimento Social e da Habitação também já estão preparadas para acolher famílias em situação de vulnerabilidade.
“Estamos atuando em várias frentes para manter os serviços de assistência à população. Neste momento, o mais importante é garantir que as pessoas estejam seguras e, por isso, todos devem ficar atentos às nossas ações”, afirmou o prefeito.
Na manhã de hoje, Welberth coordenou a ação de apoio aos moradores do Condomínio Brisa do Vale, onde há risco de desmoronamento de encosta. Através de uma ação emergencial, a prefeitura realizará a contenção da área, assegurando suporte a quem mora no local.
As bombas que compõem o sistema de macrodrenagem seguem em funcionamento 24h, mantendo a operação de escoamento das águas que se acumulam na região Central e em bairros como Visconde, Miramar, Campo D’Oeste, Novo Horizonte, Sol Y Mar e Riviera.
A equipe da Mobilidade Urbana atua na interdição dos principais pontos de alagamento, efetuando o controle do trânsito, garantindo a segurança da população.
A equipe dos Serviços Públicos atua na desobstrução de bueiros que ajudam a escoar as águas para os canais de drenagem das chuvas, além de executar o trabalho de remoção de árvores danificadas.
Já a Defesa Civil monitora a previsão das chuvas e atua em pontos de maior risco. As equipes podem ser acionadas através do telefone 199.
Atividades suspensas
O governo determinou também a suspensão de atividades em diversos setores da prefeitura, em especial as escolas da rede municipal de ensino.Já as unidades de emergência e urgência da Saúde seguem com atendimento normal.
Fonte: Secom/Macaé