GAS Consultoria: Empresa de investimento em bitcoin com características de pirâmide financeira avança na região

Nos últimos meses, a Região dos Lagos foi tomada pela febre das criptomoedas, tornando-se muito comum escutar diversas histórias de pessoas e famílias inteiras que depositaram suas economias em “bitcoin” para rentabilizar lucros exorbitantes, que vão de 10% até inacreditáveis 30% ao mês. Com a notícia dos supostos investimentos se espalhando pela região, os investidores se multiplicam e, com tanto dinheiro em jogo, chegam também os problemas e conflitos. Nos últimos meses, diversas supostas empresas quebraram e sumiram com o dinheiro dos investidores e três atentados contra proprietários dessas empresas aconteceram, sendo o mais trágico deles ocorrido recentemente, onde um “trader” acabou executado em plena luz do dia, gerando imediatamente uma forte reação das autoridades, que, através da Polícia Civil, criaram uma força tarefa composta por 4 delegacias que irão investigar o suposto mercado de criptomoedas da região, que muitos desconfiam se tratar da maior pirâmide financeira já vista na América Latina.

De todas as supostas corretoras que surgem todos os meses na região, a GAS Consultoria, surgida em Cabo Frio, se destaca e vem avançando em novas cidades do Norte Fluminense, como Macaé e Campos. Na ativa há cerca de 5 anos, a GAS vem enfrentando problemas com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão que regula o mercado de investimentos no país, e principalmente com os bancos, que pelo volume exorbitante de saídas e entradas de dinheiro nas contas, vem encerrando sucessivamente contas bancárias ligadas à empresa e seus sócios. Dezenas de contas foram encerradas ou tiveram valores bloqueados pelo motivo PLD, um alerta do sistema bancário de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. Com dificuldade na abertura de contas bancárias para manutenção do fluxo de pagamento dos supostos investidores, a empresa adotou a estratégia de criar CNPJs em nome de sócios ou terceiros para manter a consultoria em funcionamento. São inúmeros os processos que questionam o encerramento das contas de diversos CNPJs que tramitam na Justiça Estadual e, curiosamente, são defendidos pelo mesmo advogado.

Alguns especialistas que acompanham a operação, estimam que a empresa movimente volumes na casa dos bilhões de reais e, por isso, se tornou vital para a manutenção dos pagamentos o avanço agressivo para outras cidades da região e do Brasil, característica muito semelhante as pirâmides financeiras que estão prestes a ruir e precisam estimular a entrada de novos participantes.

Em contato com CVM, órgão que regulamenta as corretoras de investimentos, fomos informados que nenhum dos CNPJs ligados a GAS Consultoria Bitcoin é regulamentado pelo órgão. Tentamos contato com a GAS através dos telefones que constam nos cadastros da empresa na Receita Federal, mas nenhum dos números atendem, assim como não existe nenhuma referência ou contato da empresa na internet ou nas redes sociais, portanto,
o espaço está aberto para a manifestação da empresa.