Forte chuva deixa Rio das Ostras debaixo d’água; cidade decretou Estado de Emergência nesta terça-feira (20)

A forte chuva que atinge Rio das Ostras nesta terça-feira (20) causou alagamento em diversas ruas da cidade. Moradores relatam, em vídeos, que as localidades mais atingidas são Cidade Praiana, Extensão Serramar, Nova Cidade e Âncora.

 

Em imagens divulgadas ao vivo pelo Rio das Ostras em Foco é possível ver a água atingindo mais de meio metro de altura. Um outro internauta, morador do Âncora, também mostra a situação e cobra providências do governo municipal.

 

A prefeitura, por meio da Defesa Civil, declarou Estado de Emergência na cidade após as últimas avaliações dos corpos hídricos. O indício pluviométrico atingiu 102 mm nas últimas horas e há iminência de transbordamento do Rio Jundiá, que pode atingir diretamente as localidades do Praia Âncora e Village Rio das Ostras. O Canal de Medeiros já atingiu seu limite máximo.

 

“O plano de contingência usado neste momento é o de chuvas intensas, que atende a alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. A equipe está averiguando uma situação de deslizamento de terra na localidade de Nova Cidade. As equipes continuam nas ruas e atendendo aos chamados da população”, informou em nota.

 

Até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados. A Secretaria de Assistência Social preparou o Centro Integrado de Convivência Dr. Gilberto Barcellos, em Nova Esperança, para receber quem precisar e definirá pontos de doação de alimentos destinados às pessoas nestas situações.

 

MEDIDAS PREVENTIVAS – A Secretaria de Obras afirmou, ainda, que as medidas de prevenção foram realizadas, como a limpeza de bueiros e manutenção nas bombas do Piscinão de Cidade Praiana, “mas devido ao grande volume de chuva, muito além do normal, estas medidas não estão dando conta”.

A previsão é de que continue a chover forte durante todo o dia e a Defesa Civil segue monitorando a situação. Em casos de emergência, ligue para o 199.