Detran de Macaé adota drive-thru para dez serviços

Para evitar aglomerações e minimizar os riscos de disseminação da Covid-19, o Detran-RJ implementou o sistema drive-thru em 20 unidades de todas regiões do estado, incluindo os postos de vistoria de Macaé, no Norte Fluminense, e de São Pedro da Aldeia, na Região dos Lagos.

Neste modelo, o usuário realiza todo o procedimento sem precisar sair do veículo. São dez serviços disponíveis: licenciamento anual; primeira licença; mudança para placa Mercosul; baixa e inclusão de alienação; mudança de cor; alteração de característica; troca de categoria; alteração de nome/razão social; transformação de combustível; e troca de placa. No entanto, é necessário fazer o agendamento pelo site www.detran.rj.gov.br, menos para troca de placa.

“Voltamos com os serviços para veículos, mas seguindo rigorosamente as medidas de prevenção e distanciamento, com base nos protocolos das autoridades de saúde. Iniciamos com 20 postos no modelo drive-thru e gradualmente vamos ampliando o número de postos e de vagas para garantir a segurança de todos. Portanto, caso o motorista não encontre vagas nesse primeiro momento, ele não deve se preocupar, pois todos os prazos foram prorrogados ou suspensos”, explicou o presidente do Detran-RJ, Marcelo Braga Maia.

No último dia 22 de junho, o departamento iniciou a segunda fase do plano de retomada gradual das atividades. Desde então, o licenciamento anual voltou a ser oferecido mediante agendamento prévio e mais de 26 mil motoristas já conseguiram licenciar seus veículos, com rapidez e segurança em todo o território fluminense. Na última segunda-feira, 6, com a ampliação da segunda fase, mais nove serviços relacionados à diretoria de veículos foram retomados no sistema drive-thru, totalizando, até agora, quase 30 mil atendimentos.

Calendário do Licenciamento Anual 2020

Final de placas 0, 1 e 2: até 31/08/2020

Final de placas 3, 4, 5 e 6: até 30/09/2020

Final de placas 7, 8 e 9: até 30/11/2020