Após o escoamento das águas da chuva, que atingem Macaé desde a madrugada desta quarta-feira (7), equipes da Secretaria Adjunta de Serviços Públicos, ligada à Secretaria de Infraestrutura, atuam em diversos pontos da cidade com limpeza de ruas. Na manhã desta sexta-feira (9), os trabalhos estavam concentrados na Avenida Evaldo Costa, bairro Sol Y Mar. O acumulado, segundo o Centro Estadual de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), foi de 288,8 mm nas últimas 96 horas na região litorânea.
O prefeito Dr. Aluízio acompanha de perto as ações na região serrana do município. Na noite de quinta-feira (8), o Departamento de Estrada e Rodagem (DER) iniciou montagem de passarela de pedestres na localidade de Trapiche, com previsão de término ainda nesta sexta-feira (9). Com a interrupção da ponte, o transporte de passageiros acontece com baldeação. Estão sendo montadas tendas nas duas extremidades para uso dos passageiros. A Lagoa da Ajuda de Baixo transbordou e deixou algumas ruas do bairro com o trânsito interrompido.
Algumas localidades que ontem (8) ficaram cobertas pela água, já não registram mais pontos de alagamento. São elas: Campo do Oeste, Avenida Evaldo Costa, Parque da Cidade, Miramar, Praça do Rodo e região central. As linhas Vermelha, Azul e Verde, além da Avenida Aloizio da Silva Gomes estão liberadas para trânsito. A Secretaria de Mobilidade Urbana está com equipes nas ruas da cidade sinalizando buracos originados pela ação das chuvas, até que seja possível fazer os reparos. O órgão atua, em todos os bairros, para liberar trechos obstruídos.
O Sistema Integrado de Transporte funciona com 100% da frota nas ruas cumprindo suas respectivas linhas. Os motoristas devem ficar atentos na Linha Verde, sentido Aroeira/Glória, o fluxo está normal, porém, existem alguns pontos com poças d´água.