Brasil tem 1º parque da América Latina com céu ‘ideal’ para observar estrelas

Parque Estadual do Desengano, em Santa Maria Madalena (RJ), tem programação especial para visitantes; ausência de luz artificial permite observação dos astros.

Se você vive na cidade, sabe que não é tão fácil encontrar estrelas no céu. Mas tem um lugar no Brasil perfeito para isso: o Parque Estadual do Desengano, que fica em Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro (RJ). Neste ano, o espaço se tornou o primeiro “Dark Sky Park” (parque para observação das estrelas) da América Latina, credenciado internacionalmente pela IDA (Internacional Dark-Sky Park Association).

De acordo com o gestor da Unidade de Conservação, Carlos Dário de Castro Moreira, o motivo para o espaço ter esse reconhecimento é bem simples: a ausência total de luz artificial dentro dos limites da unidade permite a observação dos astros. “Na escuridão, e longe da poluição, o céu brilha com a presença das estrelas”, explica.

Astrofotografia: aprenda a fotografar astros e estrelas

Além de “estrelado” o Parque Estadual do Desengano tem papel importante na conservação da Mata Atlântica – bioma predominante da região; já que é casa para diversas espécies da fauna e da flora, muitas exclusivas e ameaçadas de extinção.

O Parque também é reconhecido internacionalmente como uma IBA (Important Bird and Biodiversity Area), ou seja, uma área prioritária para conservação da biodiversidade de aves, pela BirdLife International.

Como observar as estrelas?

É importante entender que a observação de astros e estrelas acontece em três estágios: o primeiro é a olho nu, depois, com binóculos e, por último, usando telescópio. “Observar sem nenhum aparelho te dá um campo de visão maior, importante para você se familiarizar com o céu. Depois, caso queira mais precisão, siga para os estágios mais avançados”, ressalta Carlos.

Outra dica importante é se atentar à época certa. Durante o inverno os dias ficam mais frios e secos e o céu mais limpo, com menos nuvens, o que facilita a prática. “Uma boa estratégia é observar de lugares altos. O resultado será muito melhor”, completa.

Planeta ou estrela?

 

Há cinco planetas que conseguimos ver a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Eles possuem brilho fixo, enquanto o das estrelas é cintilante. Elas também se movem lentamente, diferente dos planetas.

 

Programação especial

 

A administração do Parque Estadual do Desengano convida visitantes de todos os cantos do Brasil que queiram se conectar com a natureza através da observação do céu. De hoje até sexta-feira serão disponibilizadas 10 vagas por dia para uma programação especial, que acontece durante a noite e é gratuita. Para participar é necessário preencher um formulário.

 

Fonte: g1