Arraial do Cabo é a primeira cidade do estado do Rio a banir pratos, talheres e copos plásticos em estabelecimentos situados nas praias

Lei foi sancionada pelo prefeito no dia 22 de janeiro

Até o final de março, todos os estabelecimentos comerciais, ambulantes, e embarcações que atuam na orla e nas praias de Arraial do Cabo estão proibidos, definitivamente, de utilizarem produtos descartáveis de material plástico, aqueles descartáveis tradicionais. A Lei 2.165, sancionada pelo prefeito Renatinho Vianna no último dia 22, obriga todos os estabelecimentos comerciais instalados em toda orla, bem como todas as embarcações e o comércio ambulante que atuam nas praias do município, a utilizarem copos, pratos, garfos e colheres fabricados com produtos biodegradáveis.

A obrigatoriedade passa a valer 60 dias após a publicação da lei, para que haja um período de adaptação. A multa para os que desrespeitarem a nova regra vai variar de R$ 1 mil a R$ 5 mil, dependendo do tamanho do estabelecimento.

Arraial é a primeira cidade do Estado do Rio a proibir esse tipo de material e uma das primeiras do país a sancionar lei semelhante (Fernando de Noronha é uma delas).

Fonte: RC24h