Aniversário de 205 anos de Macaé terá tradicional desfile cívico na Imbetiba neste domingo, 29

Desfile cívico contará com bandas de diversas escolas da rede pública municipal, entre outras atrações.

A Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, sediará, neste domingo, 29, o desfile cívico de 205 anos de fundação da vila de Macaé. O evento, que começa às 9h30, terá como tema “O melhor de mim – somos todos iguais em nossas diferenças”.

Segundo a prefeitura, a expectativa é de que 4 mil pessoas participem do desfile. A celebração pelo aniversário da cidade começa com a solenidade de hasteamento da bandeira, que ocorrerá na frente da prefeitura, às 9h.

“Alunos e professores da Educação Infantil e Ensino Fundamental participarão da programação, que vai contar com apresentações de projetos das escolas nas áreas da Arte, Cultura, Esporte, Saúde, Meio Ambiente e Literatura. A proposta é destacar trabalhos que contribuam na formação de cidadãos participativos e conscientes”, explicou o governo municipal.

O desfile contará com representantes de diversas corporações e instituições como a Capitania dos Portos, o Forte Marechal Hermes, o 9° Grupamento de Bombeiro Militar, a Defesa Civil, a Guarda Civil Municipal, a Ordem Pública, o 95º e o 99º Grupos Escoteiros Macaé, e o 115º Grupo Escoteiro do Mar Macahé.

Na lista também estão integrantes do projeto Nova Vida, Macaé Basquete e Polo de Cultura Fronteira, além do Motoclube de Macaé, dos Embaixadores do Rei, do Clube dos Desbravadores de Macaé, e do Despertar Débora – Movimento das Mães de Oração.

Entre as corporações musicais confirmadas estão ainda diversas escolas, de vários pontos da cidade, incluindo as da região serrana do município. Outras apresentações confirmadas são as da Banda Marcial Veteranos de Macaé e das convidadas de Quissamã e Carapebus, entre outras.

A prefeitura informou também que, o evento terá uma área reservada para pessoas com necessidades especiais e idosos, banheiros químicos, atuação das secretarias operacionais de Defesa Civil, Limpeza Pública e Ordem Pública.

Além disso, a equipe da Secretaria de Mobilidade Urbana vai interditar ruas e fazer o controle de trânsito na concentração e dispersão do desfile. A Avenida Agenor Caldas será interditada nos 2 sentidos, além das ruas transversais com orientação de pedestres e motoristas. A Secretaria de Saúde vai destinar equipe médica e ambulâncias.