Praia dos Cavaleiros, em Macaé, tem Caminhada pelo Autismo na manhã desse domingo, 7

A Associação Motivados pelo Autismo de Macaé (MOPAM) promove, nesse domingo, 7, a 5ª Caminhada pelo Autismo, na Praia dos Cavaleiros, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, celebrado no dia 2 de abril.

Marcado para começar a partir das 10h, o evento conta com o apoio da prefeitura e tem o objetivo de levar mais informação e reflexão sobre o transtorno, reunindo familiares, amigos e simpatizantes à causa.

Criada em 2017, a MOPAM desempenha no município atividades de apoio, orientação e acolhimento de famílias com pessoas com transtorno do espectro autista, assim como na luta pela garantia dos direitos das pessoas com deficiência.

Presidente da MOPAM, Lúcia Aglada explica que a proposta é contribuir com o processo de conscientização da sociedade, lembrando levantamento realizado em 2023 pela instituição, que atende 700 famílias no município.

“Segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), 1% da população mundial é autista, portanto, trazendo para a realidade da cidade, estima-se que, em Macaé, há 2.650 pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA)”, ponde Lúcia Aglada.

Ainda de acordo com o município, o evento também visa acolher as famílias de pessoas recém-diagnosticadas, combater o preconceito, e desconstruir a ideia de os autistas são incapazes, reforçando que eles apenas possuem uma forma diferente de ver o mundo.

“Os Transtornos do Espectro Autista (TEAs) englobam uma série de diferentes apresentações do quadro, que têm em comum: maior ou menor limitação na comunicação, seja linguagem verbal ou não verbal; na interação social; comportamentos caracteristicamente estereotipados e repetitivos”, detalha a prefeitura.

Em Macaé, o tratamento do autismo pode ser feito pelo Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil Oficina da Vida (Capsi), que conta com uma equipe multidisciplinar formada por diversos profissionais da área da saúde.

Entre esses profissionais estão psicólogos, psiquiatra, assistente social, fonoaudiólogos, terapeuta ocupacional, musicoterapeuta, fisioterapeuta, enfermeiro e técnico de enfermagem. O Capsi fica na Rua da Igualdade, 71, no Centro, e também atende pelo telefone (22) 2796-1352.

 

Clique  Diário