Macaé terá atividades pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O dia 21 de setembro marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e, para celebrar a data, Macaé, no Norte Fluminense, terá atividades nos dias 19 e 20 do mesmo mês.

A programação, desenvolvida pela Coordenadoria de Atenção à Pessoa com Deficiência (vinculada à Secretaria Adjunta de Atenção Básica/Secretaria de Saúde), tem como temática “Cuidando do Cuidador”.

A coordenadora Liana do Amaral explica que o objetivo é promover o cuidado aos que cuidam do outro e ensinar práticas de auto cuidado nas tarefas e relações do dia a dia.

As atividades vão ocorrer em locais e horários diferentes, com vagas limitadas e mediante inscrição no link divulgado para cada atividade.

Confira a programação:

  • 19 de setembro (terça-feira)
  • 8h – Roda de Conversa – Terapia Comunitária Integrativa, aberta ao público, partindo de situações problema/emoções vividas pelos participantes, sem análises e conselhos. Será na Casa de Convivência, à Rua Visconde de Quissamã, 282, no Centro. Clique para fazer sua inscrição.
  • 10h30 – Tai Chi Chuan – prática corporal da Medicina Tradicional Chinesa, realizada através de movimentos lentos e calma mental. Também na Casa de Convivência. Clique para fazer sua inscrição.
  • 14h – Mindflulness / Atenção Plena – Consiste na capacidade de vivenciar o momento presente com mais foco e consciência, promovendo bem-estar, alívio do estresse e alívio da ansiedade. Será na Casa da Criança e do Adolescente, à Rua Dr. Télio Barreto, 316, Auditório A, 4º andar, no Centro. Clique para fazer sua inscrição.

20 de setembro (quarta-feira)

  • 9h às 13h – Haverá ação aberta ao público, no Calçadão da Avenida Rui Barbosa, das 9h às 13h, com apresentações culturais, como a Oficina Projeto Contos e Cantos do Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda, vinculado ao Programa de Saúde Mental. Também contará com a participação da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae Macaé).

“Nesta ação, a Coordenadoria fará, também, a divulgação de folder com os serviços da rede pública municipal de Saúde para que a população conheça o que o município oferece, gratuitamente, na área”, divulga a Prefeituta.

Fonte: G1